Parque José Afonso vai ter Instalação Simplificada de Atletismo

Img 4274 1 1024 2500 1 750 2500
2020/12/16

A Câmara Municipal da Moita apresentou no dia 9 de dezembro, aos representantes do Movimento Associativo na área do Atletismo, o projeto de Instalação Simplificada de Atletismo do Parque José Afonso, na Baixa da Banheira.

Este projeto visa construir, no Parque José Afonso, uma série de valências desportivas, nomeadamente:

- Reta de 100m e 110m barreiras, com seis corredores;

- Setor de Salto em Comprimento e Triplo Salto;

- Setor de Salto em Altura;

- Setor de Lançamento do Peso;

- Setor de Lançamento do Disco e do Martelo;

- Plataforma/poste para sistema de cronometragem automática.

Este equipamento será um dos poucos que existem no Distrito de Setúbal a permitir a realização de competições oficiais federadas e escolares nas valências de Saltos Horizontais, Salto em Altura, Corridas de Velocidade e de Barreiras até 110m e Lançamento do Peso.

O projeto de arquitetura apresentado prevê:

Na Reta de 100m e 110m barreiras, com seis corredores - zona de partida com 3m; zona de desaceleração de 17m; seis corredores de 1,22m de largura;

No setor de salto em comprimento e triplo salto - duas caixas de saltos com 2,95m x 8,00m; corredor de 1,22m de largura e 40m de balanço;

No setor de salto em altura - colchão de saltos com 6,00m x 4,00m; semicírculo de balanço com 15m de raio;

No setor de lançamento do disco e do martelo - plataforma de lançamento do disco e do martelo com 2,135m e 2,50m de diâmetro; setor de queda com 55m de comprimento.

Na iniciativa de apresentação, em que participaram representantes e treinadores dos clubes de atletismo do concelho, o presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, realçou que o investimento para a execução deste equipamento está incluído no Plano e Orçamento da autarquia para 2021, sendo que os procedimentos para o concurso público e respetiva construção deverão ser iniciados em breve.
O Presidente da Câmara destacou ainda que este é um passo em frente para a prática do atletismo no concelho, porque permite a realização de um trabalho mais técnico e a melhor preparação dos atletas.
Os representantes da Federação Portuguesa de Atletismo e da Associação de Atletismo de Setúbal e o ex-atleta olímpico Edivaldo Monteiro elogiaram o projeto e realçaram o facto de possibilitar a realização de provas de competição e o treino de várias valências do atletismo.