Até 28 de fevereiro: Abertas candidaturas ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas

Prid 2022  1  1 750 2500
2022/01/19

Estão abertas, até 28 de fevereiro, as candidaturas ao Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID). Requalificar para promover a prática desportiva é o grande objetivo deste programa, ao qual se podem candidatar os clubes e associações desportivas, constituídas sob a forma de associação sem fins lucrativos, cujos estatutos incluam o fomento e a prática direta de atividades desportivas. A abertura de candidaturas ao PRID teve início a 17 de janeiro e decorre até às 17:00h, de dia 28 de fevereiro de 2022.

A comparticipação do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ) não pode ultrapassar 50% do total das despesas que se considerarem elegíveis, na validação técnica do orçamento apresentado pelas entidades candidatas, no valor máximo de 50 000€ (cinquenta mil euros).

São consideradas despesas elegíveis, as intervenções diversificadas relacionadas com renovação, reabilitação e conservação de instalações dos clubes, designadamente:

- Pavimentos desportivos;
- Coberturas e paredes;
- Vestiários - balneários e valências neles existentes;
- Instalações sanitárias;
- Construção ou reparação de redes e equipamentos de gás, água e eletricidade;
- Reparação de sistemas de tratamento de água de piscinas;
- Construção ou reparação de vedações;
- Adaptação da instalação existente, assegurando a acessibilidade de indivíduos com mobilidade condicionada, a qualidade de vida e o exercício dos direitos dos mesmos, segundo as normas técnicas para melhoria da acessibilidade das pessoas com mobilidade condicionada publicadas pelo Decreto-Lei n.º 163/2006, de 8 de agosto;
- Melhorias de eficiência energética das instalações existentes;
- Obras de ampliação das valências existentes de apoio às atividades desportivas;
- Substituição de elementos construtivos que contenham poeiras/fibras de amianto, de acordo o Decreto-Lei n.º 266/2007, de 24 de julho;
- Outras obras que venham a ser consideradas pertinentes ao desenvolvimento das atividades desportivas da entidade candidata.

Saiba mais em: https://ipdj.gov.pt/programa-de-reabilitacao-de-instalacoes-desportivas-prid