Gama

GABINETE DE APOIO AO MOVIMENTO ASSOCIATIVO

A Câmara Municipal da Moita reconhece a importância que o Movimento Associativo ocupa como parceiro privilegiado, na estruturação e aperfeiçoamento de um concelho que se pretende justo e equilibrado, cultural e socialmente desenvolvido, identificando-o como um dos principais impulsionadores da participação democrática e da dinamização cultural, desportiva e social. O seu papel continua a ser insubstituível na construção de identidades e na formação cívica dos seus associados, onde estão presentes valores como o voluntariado, a solidariedade, a igualdade, a cidadania e a democracia.

O associativismo popular tem raízes profundas no concelho e está intrinsecamente ligado à história do seu desenvolvimento, onde as pessoas se reuniam na procura de soluções para os problemas que afectavam a população. São espaços únicos de união e solidariedade, locais de excelência onde se formaram e ainda hoje se formam atletas, artistas, intelectuais e políticos.

É reconhecido igualmente que levam a cabo atividades de extrema importância, complementando e substituindo a intervenção do Estado. Este último reconhece através de legislação própria, essa mesma importância. Contudo, os apoios ao associativismo são realizados fundamentalmente, ao nível autárquico.

A Câmara Municipal será sempre um parceiro das associações, dos seus dirigentes e associados procurando em conjunto, desenvolver mecanismos e acções que promovam o bem-estar social, cultural e desportivo da população.

Como serviço municipal, o Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo é o interlocutor privilegiado de todo o Movimento Associativo, com funções directas na articulação dos serviços e recursos municipais para a qualificação de apoios às actividades desenvolvidas pelo Movimento Associativo e em conjunto com as Autarquias locais.