Campeonato Europeu de Tamburello na Moita

Tamburello 1 750 2500
05 Fevereiro 2019

Decorreu na Moita o Campeonato Europeu de Tamburello que contou com a participação de 23 clubes de toda a Europa e cerca de 200 atletas. Portugal esteve representado pela equipa da Associação de Moradores do Bairro Novo da Moita, que alcançou o 5.º lugar masculino, a melhor participação lusa de sempre, e o 11.º lugar feminino, na sua primeira presença.

Com este 5.º lugar europeu a AMBN Moita assume assim um papel importante no panorama mundial da modalidade fruto de um trabalho que começa cedo, desde os escalões de formação. Esta foi a primeira vez que uma grande competição da modalidade parecida com o ténis se jogou em Portugal.

André Pagaime, presidente da Associação Portuguesa de Pelota, que regula as modalidades da Pelota e Tamburello, no final do campeonato mostrava-se bastante satisfeito pela forma como tudo decorreu.

“Foi bastante importante mostrar a nossa modalidade e aquilo que fazíamos. Sentíamos que o nosso trabalho estava escondido e foi importante para poder mostrar o nosso trabalho e a importância que a modalidade tem lá fora, bem como o profissionalismo das equipas participantes. Outro dado importante foram as partidas realizadas nas duas escolas que tiveram cerca de 1000 pessoas a assistir fazendo assim a melhor promoção possível da modalidade”

André Pagaime fez ainda questão de salientar que tudo isto se tornou viável “graças ao poder autárquico e a toda a estrutura da AMBN. Sem eles não seria possível organizar um evento de tão grande dimensão”.